sábado, 18 de janeiro de 2014

Ficha Técnica: Minha Irmã Vampira - Trocadas



Título: Trocadas
Série: Minha Irmã Vampira
Livro na série: Volume 1
Autora: Sienna Mercer
Tradutora: Jaqueline Valpassos
Editora: Novo Século – 2010
Capítulos: 12 (detalhe para o lindo gatinho preto da capa que acompanha o início de cada capítulo)
Tempo e Lugar: Estados Unidos, atualidade (sem definição de tempo) 

Título Original: My Sister the Vampire, Book 1, Switched
Editora Original: Harper Collins – 2007

Resumo atrás do livro: Eu tenho uma irmã gêmea? E ela é vampira? Quando Olivia Abbott mudou de cidade, estava empolgada para se juntar à equipe de líderes de torcida e fazer novos amigos. Então, conheceu Ivy Vega. A princípio, Ivy, pálida e vestida de preto, parecia ser o oposto de Olivia. Depois, as garotas enxergaram além do blush cor-de-rosa purpurinado e do delineador negro e descobriram que eram idênticas – gêmeas idênticas! Olivia e Ivy estão cheias de planos para inverterem seus papéis, aproveitando todas as vantagens que essa troca pode proporcionar às duas. Entretanto, Olivia logo descobre que Ivy e ela não são exatamente iguais. Ivy é uma vampira. E não é a única na cidade.

Personagens

Olívia Abbott: irmã gêmea de Ivy, 13 anos, 8ª série, nova aluna da Franklin Grove. Líder de torcida desde os 8 anos, aparece pela primeira vez no livro com um vestido todo cor-de-rosa. Nascida em 13 de maio, adotada pelo Sra e Sr Abbott com 1 ano de vida em Owl Creek, Tennesse. Possui um anel de esmeralda única lembrança de sua família biológica. Nariz angular, queixo oval, sobrancelhas arqueadas, cabelos castanhos, olhos castanhos. Extrovertida, se dá bem com os garotos.

Ivy Vega: irmã gêmea de Olívia e vampira, 13 anos, estuda na 8ª série da Franklin Grove. Gótica, porém é muito boa com ginástica. Entrou na 6ª série para as líderes de torcida, mas desistiu e ingressou no jornal da escola. Aparece pela primeira vez no livro com um vestido preto e um coque de cabelo preso com um hashi. Nascida em 13 de maio, adotada pelo Sr Veja com 1 ano de vida em Owl Creek, Tennesse. Possui um colar com um pingente de esmeralda única lembrança de sua família biológica.  Introvertida, apaixonada por Brendan Daniels. Nariz angular, queixo oval, sobrancelhas arqueadas, cabelos castanhos, olhos violeta.

Charlotte Brown: capitã das líderes de torcida, vizinha e inimiga de Ivy. Loura, popular, “abelha-rainha”, típica garota esnobe que diminui os outros e faz pressão para aqueles que querem entrar em sua panelinha. Só conseguiu uma vaga para as líderes de torcida devido a desistência de Ivy, pois tinha ficado como suplente. Implica com Olívia quando ela desiste de fazer parte de seu grupo, por mudar suas coreografias e receber mais atenção e reconhecimento da treinadora. Sua irmã mais velha também é líder de torcida e é co-capitã na Franklin High.

Sophia Hewitt: melhor amiga de Ivy desde os 4 anos, vampira, aparece pela primeira vez no livro com uma camiseta preta escrito “Hop, bunny, hop” (Pule, coelhinha, pule). Vive entrando em diversos comitês e empurrando Ivy para participar também.

Camila Edmunson: amiga de Olívia, adora livros de ficção científica, mas especificamente “Acesso aleatório” de Coal Knightley. De cabelos louros encaracolados, fala língua ciborgue beta.

Brendan Daniels: garoto dos sonhos da Ivy. Vampiro, gótico, descrito como um rapaz branco com bochechas proeminentes e cabelo preto longo até os ombros.

Feras: grupo de bad boys vampiros que vivem se metendo em encrenca e tentando burlar as leis vampíricas. Na escola são valentões e atormentam os alunos, Ivy é uma das poucas que consegue lidar com eles.

Jeff Moore: co-capitão do time de futebol, considerado o mais bonito e bem mais vestido da escola. Descrito com um corte de cabelo a máquina, participa também do Campeonato Nacional de Atletismo Cross Country e do Clube de Luta. Apesar de Charlotte se insinuar o tempo todo para ele, ele acaba chamando Olívia (na verdade, Ivy disfarçada) para sair.

Melissa: vampira, presidente do Comitê de Planejamento do Baile de Halloween. Descrita como uma garota com óculos fundo de garrafa com gargantilha punk de pinos.

Vera: vampira, faz parte do Comitê do Baile. Possui uma mecha branca característica no cabelo.

Raymond: vampiro, faz parte do Comitê do Baile. Descrito como um olhar diabólico e com a cabeça raspada.

Anise: vampira, faz parte do Comitê do Baile. Descrita com um olhar vazio e bem magra

Sr Vega: vampiro, pai de Ivy. Descrito como um Antônio Bandeiras pálido com uma voz suave, é decorador de ambientes.

Billy Coddins: paixonite de Sophia. Há 2 anos ela revelou para ele sua identidade mas ele não acreditou.

Diretor Whitehead: diretor da Franklin Grove, descrito como um típico diretor de colégio: careca, de camisa de mangas curtas e  gravata

Sra Barnett: Professora de Educação Física e Treinadora das Líderes de Torcida da Franklin Grove.

Sra Starling: Professora de Estudos Sociais na Franklin Grove.

Sr Stan: Professor de Ciências na Franklin Grove.

Sr Langel: Professor de Matemática na Franklin Grove.

Toby Decker: colega de classe das aulas de Matemática de Olívia. É levado para o Baile pelos Feras para servir de lanche.

Sr Colman: vampiro e inspetor da Franklin Grove. Diz que já foi a 202 Bailes de Halloween

Holly: amiga de Ivy

Collete: amiga de Ivy

Allison: líder de torcida, amiga e fiel seguidora de Charlotte.

Kate: líder de torcida, amiga e fiel seguidora de Charlotte.

Mimi: amiga de Olívia em sua escola antiga

Kara: amiga de Olívia em sua escola antiga

Lugares

Escola Franklin Grove: descrita com gigantescas colunas de pedra, paredes cobertas por heras e portas de carvalho. Onde acontece a maioria dos acontecimentos. Nela estudam Olívia, Ivy, Sophia e boa parte dos personagens.

Banheiro da aula de Ciências: local de transformação e troca das gêmeas

Lanchonete Meat & Great: point da maioria dos alunos da Franklin Grove. Decorado com ganchos de açougue que perduram coisas legais como balas e globos de espelhos.

Casa da Olivia: sobrado de tijolos

Casa de Ivy: casa a la E o Vento Levou, com um caminho ladeado de salgueiros levando a uma colina. Com janelas de 4 metros e uma varanda de colunata em toda a frente. Na entrada uma porta de carvalho entalhada com ornamentos. Dentro, um saguão enorme alternando pedra e mogno e uma escada que levava a uma grande janela com cortinas de veludo escuro.

Quarto de Ivy: chegasse nele através de uma escada que já sai no próprio quarto que fica mais abaixo quase na altura do chão. Um tapete creme enfeita o meio do quarto, uma estante de mogno repleta de livros, uma cama preta com um monte de almofadas, uma escrivaninha com pilhas de CDs e um guarda roupa de mogno entalhado com 5 portas.

 Reunião do Comitê de Planejamento do Baile de Halloween: nos fundos de um supermercado, a sala de reuniões tinha um carpete de cor bege-vômito, um quadro branco, uma mesa redonda de pedras e cadeiras de couro.


Curiosidades no livro

- Coelhinhas: denominação para as humanas populares, metidas e líderes de torcida

- Vários lugares na cidade atendem tanto vampiros quanto humanos.

-“Crave os dentes nisso aqui" : sanduíche servido no G&M que vem com hambúrguer quase cru com sangue pingando, preferido de Ivy

-“Delicia da coelhinha”: sanduíche servido no G&M que vem com hambúrguer de tofu escolha de Olivia

- Franklin Devils: nome do time de futebol da Franklin Grove.

- “Acesso aleatório” de Coal Knightley: um dos livros preferidos de Camilla de ficção científica, ela já leu 3 vezes. É livro de ficção criado no livro.

- Conde Vira: série de livros adorada por Olívia, repleta de vampiros, sanguessugas e golas com babados. É livro de ficção criado no livro.

- Leis da Noite: conjunto de leis e regras que determinam o comportamento da sociedade vampira.
 Primeira Lei da Noite: Não revelar sua identidade para os humanos

- As Regras da Charlotte
1-      Não comer pão de alho
2-      Rosa está na moda e o preto não (jamais!)
3-      A equipe de torcida é tudo e quem dita os gritos é a capitã


Curiosidades sobre o livro

- Contos Fantásticos, O Horla & Outras Histórias de Guy de Maupassant é um livro que realmente existe. Escrito em 1887, é um pequeno conto de terror francês no qual o personagem principal é perturbado por uma presença que ele não sabe se é algo real ou fruto de sua imaginação que vai deixando-o louco a ponto de querer se matar. O autor Guy de Maupassant foi mais tarde diagnosticado com problemas mentais, motivo pelo qual o conto parece tão realista ao se acompanhar os surtos e distúrbios mentais do protagonista.

 - A autora Sienna Mercer mora em Toronto, no Canadá. Teve a ideia do livro enquanto sonhava acordada um dia: e se ela tivesse uma super irmã gêmea e ela fosse vampira? Surgiu, então, Minha Irmã Vampira.

Raio X do Vampiro

- São alérgicos a alho
- Usam lentes de contato e bloqueador solar especial para se proteger do sol
- Possuem imagem no espelho
- Dormem em caixões
- Comem outras coisas além de sangue
- Tem alma
- Não deformam o rosto
- Alinham seus caninos com os outros dentes
- Força sobre-humana, agilidade, audição aguçada
- Até a idade adulta, o vampiro cresce normal, depois passa a envelhecer bem devagar com uns 4 meses de diferença.
- São proibidos de tomar sangue humano e ninguém é mordido desde o século XVII
- RA - Rápida Autocura: os vampiros se curam rapidamente na maioria dos casos.
- Um vampiro morre se: ficar horas no sol sem proteção ou se sua cabeça for cortada e separada do corpo.
- Um vampiro nasce vampiro não é transformado pela mordida. Não se tem notícia de alguém ter sido transformado com uma mordida, sempre que alguém é mordido acaba morrendo. 

Imagens
Capa do livro original (em inglês)


Outra capa do livro original (em inglês)    
Outra capa do livro original (em inglês)

Casa ao estilo "E o vento levou" , como seria a Casa de Ivy




 FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário